sábado, 2 de julho de 2011

Entrevista com o oftalmologista Paulo Martins Guerra exibida sábado 11h com reprise domingo às 8h, no programa Olimpio Guarany, Band, canal 4.


PAULO+GUERRA+SITE.jpg

Moramos num lugar com muita claridade durante a maior parte do ano, mas a maioria da população não tem o hábito de usar óculos escuros. Isso pode prejudicar a vista?
O amapaense sofre muito mais do quem em outros estados e o olho especificamente é muito sensível a esse tipo de radiação. Por causa disso se registram várias doenças como opterite ( carne crescida) e a catarata. Aliás a incidência da catarata pode chegar até 50% em pessoas que não se protegem do sol. 
E qual o óculos ideal para se proteger dos raios solares?
O óculos ideal deve ter filtro para proteger das radiações, UVA e UVB. Esses óculos que são vendidos por ai não tem essa importante proteção, eles fazem apenas uma sombra nos olhos que além de não ajudar pode prejudicar a visão. A nossa pupila no escuro fica mais dilatada, então, recebe mais radiação diretamente no fundo dos olhos e pode provocar problemas .
Quais as principais queixas das pessoas que procuram os consultórios para uma consulta de vista? 
No Brasil, 98 milhões de pessoas tem algum problema visual. Os sintomas como uma coceira que não para, cansaço mais rápido em uma leitura, dor de cabeça, olhos vermelhos, são sinais indiretos que podem realmente indicar um problema de visão.
E o tratamento?
Faz-se uma avaliação completa para identificar aqueles pacientes que precisam ser tratados com o uso de óculos ou uso de lentes de contato.
Existem mitos e verdades sobre as lentes de contato, o senhor é daqueles que recomenda o uso das lentes de contato aos seus pacientes?
A lente de contato é uma ferramenta fantástica. Ela liberdade não apenas do ponto de vista estético, mas em relação liberdade de movimento e um campo de visão maior. A lente é uma prótese, e só depois de uma adaptação a pessoa deve usar, sob pena de provocar danos.
A aquelas pessoas que usam lentes de contato por vaidade e que vão a uma ótica e compram qualquer tipo de lente?
A orientação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia é que a lente de contato deve ser adaptada exclusivamente no consultório médico, por se tratar de um problema que pode ser de um produto que pode até causar mal a visão. Por isso não é indicado a compra sem a orientação médica, pela internet por que não dá pra ter certeza da procedência da lente.
E as lentes permanentes?
Dentro dos congressos específicos sobre lentes de contato não existe recomendação para dormir com a lente, pois quando dormimos é reduzida a oxigenação dos olhos, se você coloca mais uma lente, abafa a estrutura dos olhos e pode trazer prejuízos a médio e longo prazo. 
O que acontece com aquelas pessoas que compram óculos de grau em importadoras, nos camelôs, sem exame clínico nenhum?
 O erro mias comum ao comprar esse tipo de óculos é que no auto exame as pessoas tendem a comprar um óculos com grau mais forte do que realmente precisam. Fica impraticável o uso durante todo o dia. Com o passar do tempo os pacientes reclamam de desconforto, dores de cabeça e muitos outros sintomas. 
E daí?
 Por isso o ideal é uma visita ao oftalmologista, pois só o profissional está apto a examinar e prescrever o melhor método para corrigir a visão e manter a saúde ocular.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...