segunda-feira, 26 de março de 2012

Notas da coluna Olimpio Guarany Escreve, em A Gazeta nesse final de semana.

Hospital  
Roberto Góes foi rápido no gatilho ao anunciar a antecipação da entrega do hospital Metropolitano. Foi habilidoso quando levou consigo os vereadores, secretários , juiz federal entre outros convidados. A articulação junto a bancada federal foi decisiva para que a obra fosse retomada.
Protesto 
Foi um pára pra acertar a manifestação da última sexta na BR 156 no municipio de Porto Grande. Moradores estão revoltados com os sucessivos cortes no fornecimento de energia elétrica. Uma boa parte denuncia que os prejuizos vão além da falta de energia como os que contabilizam eletrodomésticos queimados.
Tirando uma lasquinha
O que não faltou na manifestação na BR foi candidato a prefeito de Porto Grande. Ao menos quatro pretendentes se acovelaram para garantir visibilidade. Mas, foi Gilvam Borges quem conseguiu acalmar os ânimos e convenceu os manifestantes a desobstruirem a pista.
Explicação 
O diretor técnico da CEA, Jucicleber Castro disse essa semana que os problemas no sistema que liga a perimetral norte - Serra do Navio e Pedra Branca - e vai até Itaubal-Cutias vem sofrendo colapso por falta de manutenção e pela agressão da mata nas redes  e afirmou que a empresa já tomou as providencias para equacionar o problema. A ver.
Renúncia fiscal
Encerra-se no próximo dia 31 o periodo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para a linha branca, entre outros fogão, geladeira, lavadora. Mas, como esse instrumento deu certo no enfrentamento da crise,  o Governo pretende continuar abrindo mão de boa parte do IPI pelo menos por mais três meses. O anúncia deve ocorrer esta semana.
Sucessão municipal 
O PSDB, ao que parece, está apostando mesmo na candidatura do deputado Michel JK à prefeitura. Anteontem, no horário eleitoral gratuito, só deu JK. O jovem politico se apresentou com terceira via para as eleições de outubro próximo. 
Articulação
Michel JK luta para viabilizar sua candidatura que ainda está condicionada a boa vontade do deputado Moiséis Souza, presidente da Assembléia e do PSC. Sabe-se que nos bastidores há articulação para o PSDB fechar com o PDT, oferecendo o nome do vice para Roberto.
Enquanto isso...
Geovani Borges diz que não tem fundamento a noticia que dá conta de que o PMDB abriu mão de indicar o nome do vice na chapa do PDT. “Sobre esse assunto não se falou nada”, disse Geovani.
Dor de cabeça
Além dessas condicionantes, JK ainda enfrenta processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral acusado de compra de votos na campanha de sua reeleição em 2010.
Por enquanto, diga-se, o placar lhe é favorável nessa contenda. Três juizes votaram a favor do deputado e um contra. É provável que a votação entre em pauta esta semana.
Canteiro de obras 
Euricélia Cardoso, prefeita de Laranjal do Jari, transformou a cidade num verdadeiro canteiro de obras. São 18, em andamento. Escolas, Postos de Saude, Centro de Atendimento a Mulher, prédios do municipio, pavimentação, Terminal Hidroviário. Boa parte delas será entregue até julho. Para garantir a qualidade das obras, Euricélia contrtou em Macapá o competente e experiente engenheiro Lucas Praça conhecido pela sua capacidade e seriedade no trabalho.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...