sábado, 28 de abril de 2012

NOTAS DA COLUNA OLIMPIO GUARANY ESCREVE, em A Gazeta, 29.04.2012


NOTAS
Sucessão em Macapá  
Pesquisa na mesa do colunista, não registrada, indica que se as eleições fossem hoje Lucas Barreto (PTB) teria maior votação no primeiro turno e Roberto Góes (PDT) ficaria em segundo lugar, mas a mesma pesquisa revela que se Lucas não sair, Roberto é o primeiro e Clécio Luis (PSOL), o segundo. Em todos os exercicios quando seu nome é apresentado ao pesquisado,  Lucas é sempre o primeiro.
De fora
Em nenhum questionamento ao eleitor foi exposto o nome de Evandro Gama, candidato quase oficial do PT. No disco foi colocado o nome de Dora Nascimento que apresenta baixo potencial. Entre os dois candidatos do PSB, Cristina Almeida e Ruy Smith, o nome de Cristina aparece melhor.
O mais conhecido 
O prefeito Roberto Góes (PDT) é o nome mais conhecido entre os candidatos apresentados na pesquisa, seguido por Lucas Barreto. O menos conhecido é o ex-secretário de finanças de macapá, Allan Salles (PPS)
Sucessão em Santana
O PTB terá candidatura própria em Santana. O vereador Robson Rocha, filho do ex-prefeito Rosemiro Rocha é o escolhido. Lançamento da candidatura de Robson acontece na proxima semana com direito a festa para filiados e simpatizantes, na casa do pai.
                                
Densidade
Em uma pesquisa encomendada pelo partido, dois nomes apareceram bem, o de Robson e da esposa de Rosemiro, Jozi. Mas, por questão estratégica, é o vereador que vai disputar. Robson apareceu com 2,7 pontos percentuais acima de Jozi. Durante a convenção do diretório de Macapá, Rosemiro, presidente do PTB Santana, bateu o martelo.
-
Do lado governista
O PT tem dois nomes para disputar a prefeitura de Santana, por enquanto sem definição oficial: Marcivânia e Zé Roberto. O colunista teve acesso a uma pesquisa, não registrada, que revela a liderança de Marcivânia na casa dos 27% e Zé Roberto, bem atrás. Na mesma pesquisa o apresentador de TV, Arrá Moreno, aparece em segundo lugar.

Prefeita empreendedora  
Euricélia Cardoso, prefeita de Laranjal do Jari, ganhou o prêmio  Prefeitira Empreededora do ano de 2011, em evento organizado pelo Sebrae. Ela apresentou os melhores projetos e aplicação de recursos públicos. Euricélia vai representar o Amapá na disputa com os outros 26 representantes de unidades da federação.
Sucessão em Laranjal  
Colunista recebe pesquisa, não registrada no TRE, dando conta de que Barbudo Sarraf lidera a  na corrida para a disputa pela prefeitura de Laranjal do Jari com 22,7%. Logo atrás está o vereador Zequinha Madeireiro. Outros aparecem pela ordem Bode Queiroga, Eliá, Tadeu, Pombo, Prata , Diniz, PIricó, Wilmiro, Noemia e Prof. Cleber.
Ruma de candidatos
Como a atual prefeita Euricélia Cardoso, reeleita em 2008, não pode mais se candidatar, em Laranjal do Jari se verifica o maior número de candidatos até agora: 12. A situação está indefinida porque a atual prefeita ainda não anunciou quem vai apoiar para a sua sucessão. Outro detalhe refere-se a Barbudo que poderá ser candidato ou não. Ao que se comenta em Laranjal ele teria sido condenado pelo TCU e estaria enquadrado na lei da Ficha Limpa. A ver.
Desmatamento zero 
Barco do Greenpeace que atracou, anteontem, nas docas de Santana, dá inicio a campanha do desmatamento Zero que tem como objetivo angariar mais de 1,7 milhões de assinaturas para emplacar lei anti-desmatamento. O barco que custou 23 milhões de euros, tem propulsão à vela e à motor e pretende chamar a atenção das  autoridades, da população e da midia internacional para o risco da extinção de florença amazônica.
Transporte coletivo
População acompanha atentamente o desenrolar da licitação depois que o prefeito Roberto Góes (PDT) lançou edital para exploração do transporte coleitvo na capital. Eufórico RG disse que com 200 novos onibus as pessoas não vão ficar horas na parada e terão redução nos gastos com o transporte. Tomara.
FRASE DA SEMANA
 “ COM A DERROTA NO CONGRESSO NA VOTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL, A PRESIDENTA DILMA PODERÁ SE APRESENTAR COM SORRISO AMARELO NA RIO + 20”, Paulo Adário, coordenador da campanha desmatamento Zero.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...