segunda-feira, 21 de maio de 2012

Notas da coluna OLIMPIO GUARANY, em A Gazeta


Piso salarial 

Repercutiu muito, em todas as midias, o artigo de Lucas Barreto, publicado na última sexta em A Gazeta. Ele chama atenção para o fato de que a lei que criou o piso nacional de salário dos professores prevê que a União entra com a complementação quando estados e municipios comprovarem que não tem condições de pagar. 
Unifap
Chega a 37 o número de instituições do ensino superior que aderiram a greve nacional deflagrada  na última  sexta feira. Os docentes pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalho nos novos campi que foram criados nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).  
Exemplo nacional
Euricelia Cardoso, prefeita de Laranjal do Jari, recebe o prêmio “Prefeita Empreendedora” , em Brasilia. Laranjal do Jari venceu o prêmio nacional, na categoria Compras Pública dos Pequenos Negócios Locais. A grande sacada de seu projeto é o fortalecimento da agricultura familiar. A prefeitura compra os produtos agricolas e os utiliza na composição da merenda escolar. 

Dois coelhos com uma cajadada
Com uma tacada só, a prefeitura de Laranjal do Jari beneficia as associações e cooperativas do municipio e atende as necessidades nutricionais dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. A receita do sucesso: a prefeita Euricélia Cardoso acrescentou 10% de recursos próprios às transferências do PNAE.
Cadam 
Por 30 milhões de dólares, a Vale vendeu à americana KaMin sua participação na Cadam, produtora de caulim, no sul do estado. Isso representa 61,5% das ações da empresa. A Cadam é aquela que tem a mina no Amapá, mas beneficia e exporta pelo Pará. O pagamento será efetuado em 5 anos.
Investimento estrangeiro 
O grupo de empresários italianos que esteve aqui no segundo semestre do ano passado está de volta. Gostaram do que viram e agora vem para fechar negócios. Dois setores são os mais visados: mineração e porto de Santana.
Ética
O senador Papaléo Paes, presidente do Conselho de Ética e Disciplina, do PSDB nacional, me disse que se for preciso corta na própria carne, o fará, se referindo a possibilidade de filiados proeminentes do PSDB cairem na malha da CPI do Cachoeira. 
Sem reajuste
Ninguém entendeu porque três categorias - policiais civis, militares e professores da educação básico do ex-território federal do Amapá - ficaram de fora do reajuste previsto na medida provisória, enviada pelo Governo à Câmara, que benficia 900 mil servidores federais. Na área de educação, no Amapá, só receberão o reajuste os servidores da Unifap e os do Instituto Federal do Amapá ( Ifap). 
TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá é um dos melhores do Brasil quando o assunto é celeridade em julgamentos de processo. O CNJ divulgou o ranking nacional baseado nas metas atingidas em 2011. O TRE/AP ficou em segundo lugar. Foram 523 processos, o dobro da meta estabelecida.
Reeleição
Prefeitura de Macapá anuncia que vai entregar 36 unidades habitacionais, no Parque dos Buritis, daqui a 30 dias. Os marqueteiros do prefeito Roberto Góes elegeram a habitação como carro-chefe para puxar a campanha da reeleição. No ano passado cerca de 500 familias foram beneficiadas com apartamentos no conjunto Mucajá.
FRASE DA SEMANA 

Espero que com o trabalho da Comissão seja esclarecido tudo o que passou porque a verdade tem que ser pesquisada, afirmada e reconhecida”, senador José Sarney (PMDB-AP) em entrevista após a instalação da Comissão da Verdade.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...