sábado, 2 de junho de 2012

Notas da coluna OLIMPIO GUARANY ESCREVE, 3/06/2012


Janari Nunes


Se vivo fosse, Janari Gentil Nunes completaria hoje 100 anos. Foi o primeiro governador do Amapá, nomeado em 27 de dezembro de 1943 pelo então presidente Getulio Vargas. Até bem pouco tempo era comum se dizer “para onde se olha em Macapá, tem a marca do Janari”. Foi ele quem construiu toda a infra estrutura da então capital do Território Federal do Amapá. 
Justa homenagem
Por iniciativa dos senadores José Sarney (PMDB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), o senado federal rende homenagens a Janari Nunes, em sessão solene, que será presidida pelo senador amapaense José Sarney.  Depois de uma carreira militar meteórica, Janari assumiu o governo do Amapá com apenas 31 anos, se projetou nacionalmente e chegou a presidência da Petrobrás.

Sucessão em Macapá

Allan Sales, presidente municipal do PPS

Essa semana, ao serem entrevistados por mim, na TV, Clécio Luis (PSOL) e Allan Sales (PPS) confirmaram que sairão juntos para a disputa pela prefeitura de Macapá. Não disseram, entretanto, quem será o cabeça de chapa, mas pela cara que os dois fizeram quando eu perguntei, deu para entender que Clécio encabeça a chapa tendo Allan como vice. A ver.
Quociente eleitoral
Apesar de muita gente chamar coeficiente, o quociente eleitoral deve cair em relação ao da última eleição de 2008. Tudo porque aumentou o número de cadeiras na Câmara Municipal de Macapá saindo de 16 para 23. Considerando que temos cerca de 270 mil eleitores inscritos, sendo 190 mil válidos divididos por 23, o quociente será mais ou menos de 8,2 mil votos para eleger um vereador.
Convenções
Os partidos tem até o dia 30 deste mês para escolher seus candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores nas eleições de outubro próximo. Nesses 27 dias muita agua vai passar por baixo da ponte, e muito café será consumido em conversas visando a composição das chapas.

Popularidade 

Lucas Barreto, vice-presidente do PTB/AP
Quem passou pela frente da casa de Lucas Barreto ontem, se espantou com tanto movimento. Uma romaria de eleitores foi cumprimentá-lo pelo seu aniversário ocorrido, ontem, dia 2. Enquanto Lucas não aparecia no portão, um grupo do lado de fora cantava os parabéns.

Ministério Público

Vinte sete jovens foram aprovados no concurso para integrar o cadastro de reserva do Ministério Público Federal. A lista foi divulgada na última sexta. Quem estiver insatisfeito com o resultado tem dois dias para recorrer, segunda, 4, e terça,5.

Caos na saude

Triste ver a cena de mães saindo do Pronto Socorro Infantil com filho no braço sem esperança de atendimento. O PAI está estrangulado e a SESA parte para o improviso instlando leitos em salas administrativas. Falta gestão.

Professores x GEA

O desembargador Raimundo Vales, em segunda decisão, diz que a greve dos professores é ilegal e manda quem voltem a sala de aula. Na primeira ele reconheceu como legal o movimento. Ameaçados de não receberam os 16,56%, ultima proposta do Governo, falta uma decisão para garantir os direitos dos professores.

Recurso

O Sinsepeap sabe que a Justiça só age se for provocada. Pelas ameaças que vem sofrendo de só receber os 8% , professores terão que entrar com nova ação para garantir um reajuste melhor, sob pena de serem humilhados.

Banda larga

Chega a quase R$ 20 milhões a renúncia fiscal do GEA em favor da Oi, empresa que se dispôs a puxar o cabo de fibra ótica da Guiana para oferecer internet com banda larga de alta velocidade. Falta o Governo Federal entrar com a parte dele, para que não sejamos explorados como ocorre atualmente, em que temos que pagar R$ 300,00 por uma internet precária banda passos de cágado.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...