segunda-feira, 11 de junho de 2012

Notas da coluna Olimpio Guarany Escreve, em A Gazeta, 10 e 11/06/2012


Sucessão em Santana 

Marcivânia será a candidata do PT a prefeitura de Santana. É prego batido e ponta virada. Decisão jogou um balde de agua fria nas pretensões do vereador Zé Roberto.Três fatores teriam apressado a decisão de Nogueira, principal fiador da candidatura petista: a liderança de Marcivânia nas pesquisas, o crescimento de Robson Rocha(PTB) e o péssimo desempenho de Zé Roberto como secretário de estado da agricultura (SDR) aliado a sua baixa popularidade.
Sucessão em Santana II 
O vereador Rosbson Rocha, pré-candidato do PTB à prefeitura de Santana, aparece amanhã, pela primeira vez, em horário eleitoral na TV. A estratégia montada pelos merqueteiros petebistas apresentam RR com discurso politico-eleitoral elaborado com base no programa e nas propostas do PTB para governar aquele municipio, sem dar o tom de campanha antecipada.
Polarização
Pelo andar da carruagem o quadro em Santana caminha para polarização entre os candidatos do PTB, vereador Robson Rocha e do PT a professora Marcivânia. Nas últimas avaliações Marcivânia lidera a preferência e Robson Rocha vem num crescimento acelerado. As outras candidaturas estão em queda e dificilmente se viabilizarão.
Greve na Bahia
O governo da Bahia sofreu uma fragorosa derrota no STF, anteontem. Professores de lá, em greve há 60 dias, tiveram os salários suspensos pelo governador Jacques Wagner (PT). O Supremo deu 72 horas para o governo baiano devolver os salários e gratificações dos professores.
Greve no Amapá
Por aqui a situação não é diferente. O governo mandou cortar a regência de classe e os pontos dos professores que não voltarem as salas de aula. Aqui, como na Bahia, o Sindicato dos Professores vai recorrer da decisão da justiça estadual.
Insegurança
Muita confusão no carnaval fora de época, na última quarta, na  Beira Rio. Gente que comprou abadá para brincar nem chegou à pista. Na descida,no Santa Inês, eram aparados por moleques armados de faca que os rendiam e lhes tomavam a fantasia. Outros registros: três esfaqueamentos e um brincante foi jogado nas águas do rio Amazonas, com a maré subindo.
Para onde?
Depois de anunciar que estaria junto com o PSOL, o PPS entrou no noticiário neste final de semana que nem samba do crioulo doido, com todo respeito ao criroulo. Pois bem. Na sexta a tarde gente ligada ao PSB anunciava que o PPS já estava no papo. À noite Michel JK ( PSDB) afirmava que o PPS estava com ele. Quem decide pelo PPS que diga para onde vai o partido.
Goleada
O médico Dorimar Barbosa venceu as eleições para o Conselho Regional de Medicina, na última sexta feira, 8,  com a maior votação da história: 74,15%.O médico Dardeg Aleixo que encabeçava a outra chapa questionou o pleito de 2008 e ganhou o direito da realização de nova eleição. “O que ele não esperava era uma derrota acachapante”, disse um eleitor de Dorimar.
Eleições 2012
Os partidos politicos tem entre hoje, 10, e dia 30 deste mês para realizarem suas convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores. Os candidatos que forem escolhidos não poderão participar , até o final da campanha eleitoral, apresentar, comentar ou fazer reportagens para programas de rádio e televisão.
Composições
Jorge Amanajás (PSDB) e Lucas Barreto (PTB) teriam se encontrado, na tarde da última sexta feira para tratar sobre eleições. Há quem diga que foi ventilada a possibilidade dos dois sairem juntos. Enquanto isso Michel JK, no mesmo horário, anunciava a entrada do PPS para formar junto com PV, PHS, PSC, PSDC, PT do B, e PTC, confirmados, a coligação com o PSDB.
Reeleição
Em outra frente, Roberto Góes (PDT) se junta com PMDB dos Borges, PSD de Eider Pena e o PP de Edinho. Cai por terra a idéia de Edinho lançar sua mulher Cleuma para a disputa majoritária, mas confirma o nome de seu filho Diego para disputar uma vaga de vereador.
Vereadores
Rilton Amanajás (PSDB), presidente Câmara Municipal, afirma que foram cumpridos todos os ritos constitucionais para a decisão daquela Casa em aumentar de 16 para 23 o número de vereadores. Causou surpresa a decisão do TRE em negar o registro do aumento das cadeiras.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...