sábado, 16 de junho de 2012

Notas da coluna OLIMPIO GUARANY ESCREVE , em A Gazeta


Candidatura liquidada
Chamado a Brasilia essa semana, o deputado Michel JK foi comunicado pela Executiva Nacional do PSDB de que terá que coligar com o DEM, em Macapá. Para quem entende do metier isso não passa de uma intervençào branca que acaba, de vez, com as pretensões de JK em disputar as eleições para a prefeitura de Macapá.
Partido nacional
Não há como reagir de forma contrária a uma decisão da Executiva Nacional. As executivas estaduais e municipais devem seguir o que decide a alta cúpula dos partidos. No PSDB agora, como já aconteceu com o PT em outras ocasiões em que teve que abrir mão de candidatura própria e coligar com o PSB. A de maior repercussão ocorreu em 1998 para reeleger Capi governador.
Como fica
Com a decisão da Executiva nacional, o PSDB de Macapá terá que coligar com o DEM cujo nome para prefeito é de Davi Alcolumbre que, por sua vez, já combinou com Lucas Barreto do PTB para sairem juntos. Embora dessa combinação nada esteja definido no que respeita a nome para a prefeitura, conclui-se que a coligação será formada por PTB-PSDB e DEM.
Em 2010
Papaléo Paes era senador da república e muito prestigiado pelos tucanos de alta plumagem. Vendo que Jorge Amanajás imporia sua candidatura ao Governo e que isso prejudicaria a reeleição de Papaléo, a Executiva do PSDB, em Brasilia, chamou o senador para lhe dizer que sua reeleição era prioridade e que se fosse preciso intervir que assim seria feito, mas Papaléo não quis.
Conjecturas
Tendo Lucas e Davi já combinados e com a condição, ao que se sabe, de que ocuparão a cabeça de chapa, sendo um a prefeito e a outro vice, embora sem definição, dá para entender que o PSDB comporá nessa coligação sem direito a apitar. Mas, uma coisa é certa, vai dar uma bela contribuição para o tempo de televisão.
Perguntas no ar
Com a liquidação da candidatura de Michel JK, duas perguntas não querem calar: “Para onde vão PV, PHS, PSC, PSDC, PT do B, e PTC que já estariam fechados com o PSDB?”
Desse grupo poderia sair uma nova candidatura? Daqui até o último prazo estipulado no calendário eleitoral, ainda temos 13 dias. Agora é ai ou ui.
Projeto Lourenço
DNPM se reuniu essa semana com parte da bancada federal, em Brasilia, para apresentar o resultado do estudo realizado por 14 profissionais expertizes na área mineral. Conclusão: existe ouro no garimpo do Lourenço. Todavia para explorá-lo torna-se indispensável que seja feito um ordenamento social, ambiental e mineral.
Garimpo sustentável
O Lourenço poderá se tornar o primeiro garimpo sustentavel do Brasil. O projeto vai contemplar toda recuperação da área. O modus operandi da exploração será totalmente diferente do que era antes. Serão criadas as condições para viabilizar o novo projeto, entre outras, a de estrutura, qualificação dos garimpeiros e humanas de trabalho.
Qualificação
Os pré-candidatos a prefeitos, vice prefeitos e vereadores do PP passaram um dia inteiro, essa semana, em treinamento. Orientação da direção nacional do partido determinou que, em todo o país, os candidatos passasem por um processo de qualificação para as eleições deste ano. O que fazer, como fazer e o que não fazer nestas eleições foram as vertentes abordadas durante o encontro. Pretendentes de todos os municipios do Amapá, cerca de 120 pré-candidatos, participaram do evento.
Licença maternidade
Tramita no senado federal projeto de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL) que determina que só as empresas que comprovarem que concedem licença maternidade de 6 meses às suas funcionários poderão prestar serviço ou fornecer bens aos governos , em todos os niveis - federal, estadual e municipal, no Brasil.
PPS
Em entrevista ao programa de TV, na última sexta, Allan Sales, presidente do PPS me disse que estava conversando com o PSDB  e com o PSOL e que até quinta feira decidiria para onde iria seu partido. Pois bem, depois que o PSDB foi empurrado para o barco do DEM, deixou o PPS a vontade para fechar composição com o PSOL. 

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...