quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOTAS da Coluna OLIMPIO GUARANY ESCREVE, EM A GAZETA


Sucessão em Macapá
O PDT pode, a qualquer momento, enfiar o martelo e retirar o prego batido e ponta virada no que respeita ao nome de Vinicius Gurgel (PR) para vice de Roberto Góes. Tudo porque, o PMDB como parceiro de primeira hora de Roberto, quer o direito de indicar o vice.
Decisão
As próximas 72 horas serão decisivas para o futuro da união PDT-PMDB. Pelo andar da carruagem, ao que eu entendi, após um telefonema ontem a noite, se o vice de Roberto não for indicação do PMDB, Gilvam Borges será o candidato a prefeito.
Muda o quadro
Caso se confirme a entrada de Gilvam Borges na corrida, o quadro para disputa eleitoral de outubro fica mais ou menos assim: Clécio Luis (PSOL), Roberto Góes (PDT), Davi Alcolumbre (DEM), Evandro Milhomem (PC do B), Cristina Ameida (PSB), Gilvam Borges (PMDB) e o candidato do PSTU.
Dedo no suspiro
A prefeita Maria Lucimar, estimulada pelo maridão Odilon, ensaiou uns passos para dançar com o PSB, na tentativa de buscar a sua reeleição em Calçoene. Mas, eis que uma decisão do presidente do PMDB, Jurandil Juarez, jogou um balde de agua fria nessa pretensão, ao proibir que, em qualquer municipio do estado, o PMDB coligue com o PSB.
Em Cutias
O prefeito Paulo Albuquerque, um dos melhores prefeitos do Amapá, sairá de cena ao final de seu primeiro mandato. Ao que dizem Jorge Amanajás, presidente do PSDB lhe puxou o tapete impedindo a candidatura a reeleição. É o que se chama de fogo amigo. Além de tirar PA, Jorge Amanajás ainda vai levar os tucanos de Cutias para os braços do PSB.
Costura
Davi Alcolumbre (DEM), não tem feito outra coisa nesses últimos dias, senão costurar acordos e buscar apoio. Articula para garantir o apoio de Jorge Amanajás e Michel JK. Gente ligada a DA diz que não basta só a sigla PSDB se juntar ao DEM, ele quer todo o time vestindo a camisa do seu projeto. Outras duas lideranças tucanas com as quais Davi tem se encontrado são o ex-senador Papaléo Paes e o deputado Luiz Carlos.
Marketeiro
Orly Bezerra, respeitado marketeiro paraense é quem vai conduzir a campanha de Davi Alcolumbre. Orly tem um curriculum invenjável. Comandou as campanhas vitoriosas de Almir Gabriel e Antonio Jatene ao governo do Pará. Recentemente coordenou a campanha do NÃO  no plebiscito que propunha a redivisão territorial do Pará.
Direito eleitoral 
Um dos mais categorizados advogados do Amapá, Vladimir Almeida, o Vlad, está  sendo cogitado para dar retaguarda a campanha de Robson Rocha (PTB), em Santana.  Davi Alcolumbre (DEM) também o quer na assessoria juridica. Especialista em Direito Eleitoral, Vlad assessorou a candidatura de Lucas Barreto em 2008 e 2010, para prefeito da capital e governo do estado. O homem é professor no assunto.
Afastamento 
Foi a desembargadora Sueli Pini quem determinou o afastamento do presidente da Assembléia deputado Moiséis Souza (PSC) e do secretário da mesa, deputado Edinho Duarte (PP), a pedido da procuradora de justuça Ivana Cei tem a ver com a investigação que o MP faz na Assembléia.
O julgamento  
Senador José Sarney (PMDB) presidente do Senado e Eunício Oliveira, José Sarney, da Comissão de Constituição e Justiça, definiram o calendário do julgamento do pedido de cassação do mandato de Demóstenes Torres. O processo será analisado e votado na Comissão de Justiça na quarta-feira (4). Uma semana depois, no dia 11 de julho, será levado a voto no plenário do Senado.
O futuro
Demóstenes Torres terá seu destino definido em plenário uma semana antes do início do recesso parlamentar do meio do ano, que começa em 18 de julho. A sessão será aberta. O voto, secreto. Para que o mandato do senador seja cassado são necessários 41 votos dos 81 senadores
No Jari
M. Pombo será o candidato do PSB a prefeitura de Laranjal do Jari. Com ele disputava a indicação o empresário A C Diniz que sempre apoiou os Capiberibe na região. Lá como aqui, o PT será parceiro do PSB na chapa majoritária.
FRASE DA SEMANA: 
"Devemos manter nossa posição de condenação ao processo que levou ao afastamento de Fernando Lugo porque, realmente, acho que isso não é um processo democrático, normal". Senador José Sarney (PMDB), presidente do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...