domingo, 15 de julho de 2012

Notas da coluna OLIMPIO GUARANY ESCREVE, em A Gazeta


Feriado

Já está valendo para este ano o feriado estadual do dia 25 de julho, em homenagem a São Tiago, padroeiro de Mazagão. A lei de autoria da deputada Marilia Góes (PDT) foi vetada pelo governador Camilo Capiberibe (PSB), mas os deputados derrubaram o veto e o presidente da AL, deputado Junior Favacho, assinou a promulgação.

A festa

Cavaleiros dos exércitos Mulçumanos e Cristãos, se misturaram, e festejaram em Macapá a promulgação da lei com direito a dança do Volminé, celebração da vitória cristã na batalha contra os mouros.

Substituição de candidatos

Os partidos politicos tem até o dia 6 de agosto para fazer as substituições ou comunicar desistência de candidatos na chapa de vereadores. Mas, na majoritária, ou seja, para prefeito e vice prefeito a lei permite que sejam feitas substituições nas chapas até às vésperas da eleição.

Termômetro em Macapá

Até agora nenhuma pesquisa foi registrada no TRE que possa revelar como anda a preferência do eleitorado para as próximas eleições. Mas é certo que os comandos das campanhas já estão fazendo os primeiros levantamentos para orientar o start das ações de campo e formato de programas de TV e Rádio.

Solo

Comentário de Evandro Milhomem (PC do B), ontem, dá o tom da sua campanha. Ele dizia que entra na batalha como franco atirador e sem compromissos para 2014. Por isso, caso não passe para o segundo turno, vai olhar o quadro e decidir se entra e com quem vai.

E os outros

Pela analise dá para depreender que Roberto Góes (PDT) tem Waldez Góes e Gilvam Borges; Davi Alcolumbre (DEM) tem Lucas Barreto e Papaléo Paes; Cristina Almeida (PSB) tem Camilo e João Capiberibe e Clécio Luis (PSOL) tem Randolfe Rodrigues, todos amarrados para a disputa estadual de 2014.

Tensa

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL) classificou, via twitter, como tensa essa semana que resultou na cassação de Demóstenes Torres, em Brasilia , sendo RR um dos que mais brilhou na midia por conta do episódio. Randolfe fechou a semana aplicando vacina contra ameaça de qualquer investigação sobre sua vida publica e privada.

O comando do PDT

O ex-governador Waldez Góes, presidente estadual do PDT é quem vai coordenar a campanha de Roberto Góes à reeleição. Terá ao seu lado o ex-senador Gilvam Borges (PMDB). Na última sexta o alto comando pedetista e aliados se reuniram para definir quem será quem na campanha.

Inauguração do Comiê

Davi Alcolumbre (DEM) candidato a prefeito pela coligação Macapá Melhor que reune DEM-PTB-PSDB disse ontem que no dia 25 próximo será inaugurado o Comitê Central da campanha. O prédio fica na Odilardo Silva, no bairro do Trem. A data da inauguração é emblemática porque 25 é o número de Davi que constará na urna eletrônica.

Coordenador PSB

O técnico em agropecuária, Kelson Frritas Vaz deixa a chefia de gabinete do Governo do Estado para ser o coordenador da campanha de Cristina Almeida. Ao abrir mão de Kelson no governo, Camilo aposta que ele está pronto para cumprir nova missão. Mas há quem diga que por ser da mais alta confiança do governador terá facilidade para conduzir a campnha como quer o Palácio.

Girando

O candidato do PSOL Cécio Luis foi o primeiro a sair batendo perna logo após que foio escolhido em convenção. Esse final de semana Davi Alcolumbre (DEM) fez incursões na feira do Perpetuo Socorro e no centro da cidade; Cristina Almeida se encontrou com movimentos negros; Roberto Góes (PDT) reuniu o comando de campanha preparando o start e Evandro Milhomem (PC do B) se encontrou com Jorge Amanajás e Michel JK.

Com quem?

Jorge Amanajás e Michel JK, classificados como insatisfeitos dentro do PSDB, batem em duas frentes. Nessa semana já sentaram com Evandro Milhomem (PC do B) e com Clécio Luis (PSOL). Até o fechamento da coluna ainda não tinham definido com quem vão nestas eleições.

Na internet

Enquanto alguns candidatos ainda elaboram projetos de campanha para as redes sociais e sites na internet, há muito que Clécio (PSOL) já vem com o avatar marcado pelo 50 no twitter, mas a assessoria do candidato se esqueceu de atualizar o site cujo último post é do dia 22/6.

Impugnação

Nada menos do que 13 ações de impugnação de candidaturas entraram na justça eleitoral na última sexta feira 13. Todas de autoria do Ministério Publico Eleitoral. Todas dizem respeito a candidatos analfabetos; que foram condenados por crimes praticados contra a vida; demissão do serviço público por processo administrativo ou judicial; contas desaprovadas quando do exercício de cargo público e aos casos de desincompatilização do cargo ou funções em todos os niveis.


Aprendendo

Mutirão de cirurgias ortopédicas conta com a maioria de residentes, médicos sem grande experiência que vem para aprender nos cobaias tucujus. As equipes chegam a Macapá com seus instrumentos, inclusive próteses. Equanto isso temos 20 médicos ortopedistas, a grande maioria com larga experiência, especialistas de mãos cheias, aos quais não são 

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...