segunda-feira, 23 de julho de 2012

Notas da coluna OLIMPIO GUARANY ESCREVE, em a Gazeta


Eleições 2102
O programa Olimpio Guarany e o jornal A Gazeta iniciam, nesta segunda, 23,  a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Macapá. O primeiro a ser entrevistado é o atual prefeito Roberto Góes (PDT). A ordem das entrevistas foi definida através de sorteio durante a reunião entre a direção do programa e os assessores dos candidatos, no inicio da semana passada.
A sequencia
 O segundo entrevistado será Evandro Milhomem (PC do B); na terça, 24. Em seguida, quarta, 25, será a vez de Genival Cruz (PSTU); na quinta, 26, será Davi Alcolumbre (DEM),;na sexta, 27, Clécio Luis (PSOL) e na segunda, 30, Cristina Almeida (PSB).
Sem registro
Charles Marques (PSDC) corre o risco de não ter sua candidatura registrada para as disputas pela prefeitura de Santana. Charles é acusado pelo promotor Milton Ferreira do Amaral Junior de não cumprir o quesito documentação. Segundo o promotor irregularidade na documentação não dá direito a registro de cadidatura. Outro que sofre ação de impgnação é Julio Cilião (PRP). A Justiça Eleitoral julga o caso ainda esta semana. 
No Jari
Nada menos do que 132 candidatos a vereador e dois candidatos a prefeito, em Laranjal do Jari, foram impugnados. A jovem promotora eleitoral daquele municipio, Fábia Regina Martins entrou com ação de impgnação alegando desde situação de analfabetismo até desincompatibilização fora do prazo legal. O calhamaço de ações já está na mesa do juiz local.
TSE
Debruçada nos processo do mensalão a ministra Carmem Lucia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral cancelou sua viagem a Macapá, nesse final de semana. Ela viria para se reunir com presidente Raimundo Vales e juizes do TRE-AP. Se o caldeirão do mensalão ferver, como se espera, dificilmente a ministra virá antes das eleições.
Treinamento
Com o cancelamento da agenda da ministra Carmem Lucia o Tribunal regional Eleitoral antecipou para esta segunda feira, 23, o inicio dos cursos preparativos para quem vai trabalhar na estrutura do órgão, nessas eleições.
Gea x Assembléia
Novo round entre o Governo do Estado e Assembléia Legislativa por causa da lei quen instituiu o feriado de São Tiago. Depois de ter o veto derrubado pelos parlamentares, o Governo entra com Ação Direta de Insconstitucionalidade - ADIN, no Supremo Tribunal federal. Quem entende do metier diz que os argumentos do GEA são muito fracos, todavia a AL deve ficar na bicora porque o processo caiu nas mãos do ministro Tofolli.
Vereador cassado
O primeiro vereador cassado por infidelidade partidária é de tartarugalzinho. Rosivaldo Nunes era do DEM. Alegou que estava sendo perseguido e se filiou ao PTB. Essa semana a Côrte do TRE decidiu, por unanimidade, pela perda do mandato. Wellington Silva (DEM), primeiro suplente assumirá a vaga.
Multados
A Justiça Eleitoral do Amapá não está aliviando ninguém. Depois de multar  Clécio Luis, candidato do PSOL e Roberto Góes do PDT, essa semana a canetada foi em cima da candidata do PSB, Cristina Almeida. Os três foram apenados acusados de promoção pessoal nos horários dos partidos politicos na TV e no Rádio, o que teria caracterizado propaganda antecipada.
Banho maria
Pela pouca movimentação nas ruas dá para depreender que os candidatos estão deixando para a essa última semana de agosto o start das campanha. Apenas Clécio Luis do PSOL tem promovido eventos. Roberto Góes (PDT) “soltou” a campanha nesse final de semana e Davi Alcolubre (DEM) põe o bloco na rua a partir do dia 25 quando inaugura seu comitê central. Os outros candidatos, imagino,  ainda de molho devem começar a se mexer.
Em Santana
Caminha para a polarização entre PT x PTB a disputa pela prefeitura local tanto pela tradição quando pela densidade de votos. De um lado, o atual prefeito  Antonio Nogueira apadrinhando a candidatura de Marcivânia Flexa e de outro o ex-prefeito Rosemiro Rocha paitrocinando a candidatura de Robson Rocha.
Endurecendo
Nenhum promotor eleitoral foi mais duro do que Vinicius Carvalho de Porto Grande. De uma canetada só ele entrou com ação de impgnação contra cinco das seis canaidaturas a prefeito. Só o candidato do PC do B, Antônio de Souza Pereira, se livrou do disparo do promotor. Os processos deverão julgados pela primeira instancia local.
Candidatura individual
Nenhuma candidatura individual a prefeito nos 16 municipios do estado foi registra pelo Tribunal Regional Eleitoral. O prazo terminou dia 10. Enquanto isso, os partidos tem até o dia 6 de agosto para promoverem substituições ou comunicar desistências nas chapas de vereadores.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...