segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NOTAS DA COLUNA OLIMPIO GUARANY ESCREVE, EM A GAZETA


Corrida contra o tempo

A equipe de transição do prefeito eleito Clécio Luis (PSOL) descobriu que a prefeitura está inscrita em dois programas do PAC que podem render investimentos de R$ 19 milhões, em pavimentação saneamento e abastecimento de água. Todavia vai precisar de interesse da atual equipe de Roberto e dedicação da equipe de Clécio. O prazo para a entrega dos projetos é dia 23, sexta. Se não forem entregues os projetos, o municipio perde tudo.


Governo x Assembléia

Ainda vai render o arranca rabo entre o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa. Essa semana o governador Camilo Capiberibe voltou a carga cobrando da AL celeridade para aprovação dos projetos, entrre outros, o que autoriza a operação de crédito para a captação de 1 bilhão e 400 milhões para pagar as contas da CEA.

Assembléia x Governo

O deputado Junior Favacho (PMDB), presidente da Assembléia, reage dizendo que é preciso cautela. O assunto está sendo examinado à exaustão pelas Comissões Permanentes da Casa e os deputados colhem o máximo de informações para tomarem a decisão com segurança, disse.

Recursos para o Amapá

O deputado Evandro Milhomem (PCdoB) coordenador da bancada federal, se reune na terça, 20, em Brasilia com toda a bancada e com os prefeitos eleitos e releitos dos municipios do Amapá. Objetivo é discutir as emendas ao orçamento geral da União para 2013. Vou ficar ligado para saber se alguem vai faltar.

Amazontech

O Sebrae/AP mostrou que tem now how para organizar eventos. O sucesso do Amazontech 2012 refletiu a competencia, capacidade de planejamento e coordenação. Unifap, Embrapa e GEA contribuiram, mas a execução do projeto pilotada pelo Sebrae refletiu no desdobramento positivo.

Tecnologia

Inovações tecnológicas para solução de problemas e avanços em áreas especificas da Amazônia como, por exemplo, o bioinseticida desenvolvido pela Embrapa do DF, merecem aplausos, mas não vi propostas de soluções para a produção da farinha, componete indisensável no cardápio dos amazonidas.

Por que a Farinha?

Por que vivemos uma crise de produção e abastecimento desse produto. Na semana passada escrivi um artigo levantando esse tema. Hoje cerca de 60% do que consumimos vem de outros estados, até de Pernambuco. Ai o recado é para a Embrap. Precisamos de soluções tecnologicas para melhorar a produtividade, a qualidade, a produção  e, consequentemente, o abastecimento de farinha no nosso mercado.

Diabetes
A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 346 milhões de pessoas no mundo são diabéticas e grande parte destas pessoas não sabe que já tem a doença. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...