quarta-feira, 18 de março de 2015

Descendo a ladeira

Olimpio Guaray


Olá bom dia!

Pesquisa do Data Folha divulgada, hoje, 18, revela que o governo de Dilma Roussef entrou em queda livre. Poderíamos até dizer que está derretendo.  Senão vejamos: há um pouco mais de um mês Dilma tinha aprovação de 44% dos brasileiros; essa semana caiu para 13%. Os índices de reprovação foram para a estratosfera: 62% acham o governo ruim ou péssimo. Essa posição só é um pouquinho melhor do que a de Collor, às vésperas do impeachiment, com 68% de reprovação.
Há os que pulam pra dizer que esses números só são ruins porque foram impactados pelos protestos do dia 15. Será? E se olharmos por outro ângulo? Vamos lá. Os protestos do 15 só foram bem sucedidos porque a população estava insatisfeita, não é verdade?
O pior é que a pesquisa do Data Folha revela um outro quadro que, eu diria, preocupante. Nada menos do que 60% da população brasileira imagina que a situação econômica vai piorar e, 77% acreditam que a inflação vai subir, sendo que só 6% acreditam que a inflação vai cair. Para se ter uma idéia do pessimismo da população, desde 1997 não são registrados números como esses.
Para piorar as coisas para Dilma,  no nordeste, onde ela foi mais votada e onde o PT sempre venceu, a insatisfação encosta nos números do sudeste.  Dos nordestinos 55% a desaprovam e 16% acham o governo ótimo.
Diante de um resultado tão desfavorável e com a prova irrefutável da falta de credibilidade e de autoridade do governo, está na hora dos petistas e do Planalto pararem de dizer que os protestos são coisa dos eleitores de Aécio, da elite branca de olhos azuis ou dos coxinhas paulistas.





Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...