segunda-feira, 30 de março de 2015

Os sonhos da juventude




Olimpio Guarany

Jovem é aquele que se enquadra na faixa etária entre os 16 e 29 anos, conforme a lei brasileira, após a aprovação da PEC da Juventude. Na verdade a definição universal de jovem é: “ um ser vivo ainda imaturo, uma fase que vem antes da maturidade sexual. Onde é que entra a juventude, mesmo ? É entre a infância e a maturidade. Portanto nossa lei contraria a biologia. Sabemos que nossos jovens de hoje se tornam maduros bem antes dos 29 anos. Impulsionados por sonhos, boa parte deles vai à luta em busca de seus ideais. 
Falando em sonhos nunca é demais citar o brilhante Augusto Cury, em sua obra “Nunca Desista de Seus Sonhos”. Ele é enfático: “Esqueceram que os sonhos trazem saúde para a emoção, animam os deprimidos, transformam os inseguros em serem humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades”.
Pura realidade, apesar de se estar falando de sonhos. Mas, se formos buscar na história vamos nos deparar com jovens sonhadores que mudaram o mundo, vide Steve Jobs, Albert Einsten, Bill Gates, Platão para citar alguns.  Homens que fizeram história porque um dia sonharam.
Trazendo para nossos dias, sabemos que não é fácil o ambiente para jovens sonhadores, principalmente os grande sonhadores. Um turbilhão de informações, num mundo globalizado, tocado pelos instrumentos midiáticos num ritmo tão acelerado que, às vezes, pode confundir a cabeça deles. Muitos são tomados por ansiedade e,  em determinadas situações, cobrados ao extremo que os remete ao medo. É aí que entra a escola e a família, no papel de oferecer a tranquilidade e paz para que nunca esses jovens desistam de seus sonhos. 
Mesmo com todos esses fatores,  vejo com grande esperança que essa geração será a responsável pelas mudanças que tanto almejamos para o nosso país. Penso também que a partir da participação nos movimentos de rua, do envolvimento nas manifestações, os jovens possam encontrar o caminho para a formação política e se transformarem, mais tarde, em homens públicos probos e comprometidos com o nosso país.
Força juventude, sonhar é preciso. Perseguir os sonhos em busca da realização, é a lei.
———————————————————————————————————-
Olimpio Guarany é jornalista, economista, publicitário e professor universitário


Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...