quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Lula e o Triplex

Olimpio Guarany

O aprofundamento da operação Lava Jato esquentou o clima de apreensão entre os que orbitam na atmosfera de Lula. Os procuradores  da Força Tarefa dizem que o ex-presidente entra de roldão nessa história, porque todos os apartamentos do edifício Solaris, no Guarujá, SP, estão sob investigação por fazerem, supostamente, parte de um esquema de lavagem de dinheiro desviado da Petrobrás, via empresas chamadas de "Offshore".

Lula e o Apto. Triplex, Guarujá.
Essa semana Lula esteve na berlinda. Todos os noticiários citavam o nome do ex-presidente. Lula teria reagido com indignação e raiva, convencido de que se tornou alvo de investigação da operação Lava Jato. 

Análises preliminares concluem que essa operação foi a que chegou mais próximo de Lula. E para completar ainda recebeu o nome como referência ao apartamento triplex que seria do ex-presidente.

Ainda há os que se perguntam: Lula estaria sabendo de todo esse esquema gigante de corrupção montado dentro da estrutura do governo visando beneficiar o PT e seus aliados? Sabendo ou não, a sociedade brasileira já está convencida de que esse é o maior esquema de corrupção da história do país. Para o ministro Marco Aurélio, ao relatar o Mensalão, esse é um projeto criminoso de poder montado pelo PT.

O mais difícil é conseguir entender que, mesmo depois de todas as condenações do mensalão, alguns personagens daquele episódio continuaram no mesmo ritmo de corrupção e se enrolaram no esquema de desvio da Petrobras. Vide Zé Dirceu preso, outra vez.

Este é o Brasil
Essa semana um ministro japonês se demitiu depois que se noticiou que ele estaria envolvido num esquema de captação ilegal de recursos para campanha. Seria beneficiário de cerca de R$ 120 mil. Aqui se fala em milhões como Delúbio Soares que considerou R$ 3,5 milhões uma mixaria. O que mais me assusta é a falta de capacidade de indignação da população brasileira que a tudo assiste sem reagir. Esse esquema de roubalheira do dinheiro público é o responsável pelo Brasil chegar a situação em que está, hoje, com inflação crescente, desemprego, economia paralisada e até em recessão, sem perspectiva. E tudo fica por isso mesmo.
_____________________________________________________
Olimpio Guarany é jornalista, economista e professor universitário

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...