domingo, 17 de setembro de 2017

Olimpio Guarany, A Gazeta edição de 17/09/2017

MERCADO

Aftosa
Até o fim deste mês, o Amapá receberá certificação nacional reconhecendo que o rebanho bovino e bubalino está livre a aftosa com vacinação. A notícia anima os criadores, especialmente de búfalos, que tem uma demanda reprimida por causa das restrições a exportação. Será a libertação do Amapá, no setor.

Abrindo mercado  

A campanha de vacinação iniciada na última sexta, deve cobrir cerca de 98% do rabanho amapaense, superando a meta do ano passado que atingiu os 96%. Isso já o suficiente para garantir a certificação. O presidente da Associação dos Criadores, Jesus Pontes, me disse que há um mercado ávido lá fora. Atravessar o rio Amazonas é uma questão de pouco tempo.

Investimentos 
De olho nesse mercado sem crise há empreendedores do setor com planta frigorífica pronta para instalar por aqui. A idéia é não só exportar búfalo em pé, mas beneficiado, o que agrega valor. De olho nesse nicho, há  investidores de outros segmentos da cadeia produtiva da pecuária, prontos a entrar no mercado amapaense aproveitando os incentivos da Zona Franca Verde.

Inflação 


O Amapá é o estado brasileiro onde o rítimo do aumento de preço foi negativo nos últimos três meses. A inflação do período por estas bandas registrou índices bem abaixo da média nacional. Para Antônio Teles Jr, do Planejamento, isso se deveu a maior oferta, principalmente de alimentos, um segmento que tem peso significativo no cálculo da inflação.

Herança 
Antonio Português, Santa Helena
Pioneiro da sorveteria em Macapá, Antônio Pereira, o Português, passou um legado que garantiu a continuidade de seu trabalho e a sustentação dos descendentes. Seu filho Torquato (Sorveteria Tutti Frutti) e os netos donos da Marvin e Santa Clara dominam o mercado de Macapá. Para tanto tiveram que aprender com o “velho” Portugues a técnica de produzir sorvete de qualidade que encanta amapaenses e os visitantes.





Madame boleira 

Sucesso no Festival Saborear, promovido pelo Sebrae, essa semana, Madame Boleira - Carolina Jucá - descobriu um nicho de mercado que explodiu a demanda de seus produtos. Ela é capaz de fazer delícias para atender a clientela que tem intolerância a lactose, a glúten e alergia a proteína do leite. A loja dela fica na Pedro Américo 1181, Jesus de Nazaré.



__________________________________________________________

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...