domingo, 15 de abril de 2018

As quentes

Corrida ao Senado

Fátima Pelaes confirmou que é candidata ao Senado. De posse da ata da Executiva Nacional do MDB que orienta os rumos do partido deve tomar no Amapá, onde consta a decisão garantindo sua candidatura, concedeu entrevista coletiva com a presença maciça da imprensa amapaense.Falando ao blog destaca que está motivada e vai passar esse entusiasmo a toda a militância, seus apoiadores e eleitores. 
Quem conhece a politica amapaense diz que Fátima, tendo cumprido cinco mandatos como deputada federal e uma longa folha de serviços prestados ao estado, esta preparada para desenvolver um bom mandato de senadora, caso seja eleita.

Namoro
Nas últimas semanas tem se acirrada a disputa pela conquista do PT. De um lado o PDT de Waldez, aliado de Lula em todas as crises, e de outro o PSB de Capi que, ao longo dos últimos 13 anos, ora estava com o governo petista ora estava na oposição.
Últimos lances
Nessa última semana os dois lados se movimentaram. Waldez foi a Curitiba em companhia de alguns de seus congêneres e apoiadores de Lula, fez discurso e arrancou o compromisso da presidente petista Gleisi Hoffman para a composição. De outro, Capiberibe chamou para uma peixada, em sua casa, os dirigentes petistas do Amapá. Atualmente o PT navega no barco de Waldez.
Na ativa 

Mesmo ainda em fase de recuperação, após a intervenção cirúrgica, o vice governador Papaléo Paes retornou a Macapá e já está trabalhando. Papaléo é ponto pacífico na formação da chapa majoritária ao governo. Sempre discreto, tem sido fiel companheiro de Waldez Góes.
Politica equivocada 
O juiz federal João Bosco me disse na última sexta, em entrevista na 102 FM, que é  preciso melhorar a politica de distribuição das habitações que estão sendo construídas no Amapá. Para ele, os conjuntos habitacionais erguidos em Macapá deveriam ser destinados, em sua totalidade, aos moradores das ressacas. Só assim seria possível recuperar aqueles ecossistemas e melhorar a vida das pessoas.
Sub humanas  
João Bosco destacou que, aqueles que moram nas “pontes" vivem em condições insalubres com altos índices de contaminação, o que os riscos de morte, iminente e aumenta o custo da saúde. Mais do que isso, ele concluiu que é urgente a retirada aquelas famílias que vivem em condições sub humanas. 
Luz para todos 
O Amapá é o único estado brasileiro com grande atraso no programa Luz para Todos, segundo especialistas, porque a Eletronorte não deu conta de tocar a obra.  Por mais paradoxal que possa parecer - o Amapá está com excedente de produção de energia elétrica -, em pleno século 21, ainda há cerca de 17 mil famílias vivendo a luz de lamparina.
Mão invisível
Já estava tudo pronto para a retomada do programa, parado há alguns anos. Em ação de conciliação, o juiz João Bosco já havia conseguido para que a CEA fosse a gestora da última parte do programa, mas por ação política, inominável, a maior parte voltou para Eletronorte. Em tempo:  Eletronorte é geradora e não distribuidora de energia. Vá entender.
Inadimplência
Mesmo com esforço para qualificação de gestores públicos, alguns municípios do interior do Amapá vivem o drama da inadimplência. Um especialista me disse que isso ocorre mais por despreparo e desconhecimento do que por má fé, e reclamou da falta de interesse quando se oferta treinamentos, cursos , seminários, voltados para os gestores municipais, mesmo gratuitamente.
Nas duas pontas
De cocheira, chega a informação de que o economista Charles Chelala, um dos principais assessores do senador Randolfe Rodrigues (REDE) será o primeiro suplente na chapa de Bala Rocha para o Senado.
Migrando

O radialista Belair Jr deixa a Casa dos Borges e se muda, de mala e cuia, para as hostess dos Gurgel. Promessas de apoio, entre outras, seduziram BJ a deixar o bloco borgista , o MDB e tentasse a corrida de outubro próximo por outro partido, na órbita de Vinicius.
Novos apoios
O advogado, jornalista e sociólogo Carlos Lobato visitou Fátima Pelaes, na última sexta feira, e manifestou seu apoio a candidatura dela ao Senado,  nas próximas eleições. Lobato também é candidato, mas a deputado estadual e disse que vai fazer dobradinha com Fátima porque sabe da capacidade articulação e trabalho da ex-secretária Nacional de Políticas para Mulheres.

Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...