domingo, 13 de maio de 2018

Confira as quentes da coluna Olimpio Guarany em A Gazeta de hoje


Novo round 

Enquanto Emilio Escobar, secretário de Obras da Prefeitura de Macapá, se desdobrava em explicações para justificar a doação de 100 toneladas de asfalto a prefeitura de Oiapoque, os vereadores da oposição e os que apoiam o prefeito preferiram sair para bate-boca, mas quem estava lá disse que uns subiram mais o tom do que outros. 
Parceria 

Para garantir o atendimento e diminuir a pressão de demanda sobre o serviço público de saúde, o Governo acaba de renovar a parceria com os Capuchinhos. Segundo a secretaria de Saúde são mais de 200 mil atendimentos por ano.
Aviso aos navegantes
Ministério Público Eleitoral estaria de posse de uma lista com nomes de pretensos candidatos nas próximas eleições, contra os quais tem alguma letra na lei da Ficha Limpa. Entre eles estaria uma pá de políticos com mandato, já estão em campanha, como se não tivesse nada a ver. Uma boa recomendação é dar uma olhadinha para não gastar din din à toa.

Rios contaminados
Cecile Gama, pesquisadora do IEPA
Pesquisadores do IEPA empreendem, nesta semana, com o apoio do ICMBio, do WWF e IEPE, uma expedição pelo rio Amapari e afluentes, dentro do parque Nacional do Tumucumaque. O objetivo é capturar exemplares para medir o nível de contaminação dos peixes, por mercúrio. Das incursões feitas em outros rios da parte norte do Amapá os pesquisadores constataram que 80% dos peixes estão contaminados com níveis muito acima dos admitidos pela OMS.

Beicinho 

Mesmo sendo constatados impactos ambientais, em alguns casos irreversíveis, as hidrelétricas autuadas pelo IMAP não estão nem aí. Moradores de Ferreira Gomes reclamam que nem são recebidos pela empresa. Aliás, a hidrelétrica de Ferreira Gomes é a que mais tem provocado estragos no meio ambiente e a mais autuada. Mortandade de peixes em larga escala; enchentes, entre outros prejuízos constatados depois da instalação da usina. Ao que se diz, a empresa nem paga as multas e fica por isso mesmo.

Big Brother 

Já estão funcionando, desde a última sexta, os “pardais" instalados pela CTMac em esquinas estratégicas da cidade. O sistema de monitoramento vai vigiar, inicialmente, nove cruzamentos, considerados mais sensíveis a acidentes. No primeiro momento será educativo. O motorista que, por exemplo, estiver sem cinto será fotografado e notificado.



Financiamento de campanha na internet 
Na última sexta, 11, mais dez empresas foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a arrecadar, por meio do crowdfunding, recursos para financiamento coletivo de campanhas eleitorais pela Internet. Com isso, já são 20 o total de entidades aptas a prestar esse tipo de serviço nas Eleições de 2018.

Entenda
O candidato e os partidos podem arrecadar por meio da internet, entretanto, somente as empresas habilitadas pelo TSE poderão captar recursos. O Tribunal, todavia, avisa que a autorização não significa garantia quanto à idoneidade e à adequação de procedimentos e sistemas por elas utilizados na captação de doações para campanhas.


Nenhum comentário:

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...